Política educacional da identidade e do multiculturalismo

Autores

  • John Willinsky University of British Columbia – Vancouver, Canadá

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Identidade, Cultura, Raça

Resumo

O artigo procura desvendar o novo impacto educacional que pode causar políticas de identidade e multiculturalismo, argumentando que é preciso prover a nova abordagem com a compreensão da forma como categorias de peso como cultura, raça e nação vêm sendo construídas. Para tanto, recorre à posição filosófica de Simone Weil, a qual defende a necessidade de partir das “raízes” para aprender a conhecer as qualidades éticas da categoria da identidade. Contrapõe-se, nesse sentido, à política de identidade de Taylor, que busca reconciliar o individualismo liberal com os direitos coletivos e que informa as iniciativas multiculturais e anti-racistas de duas secretarias de educação de províncias canadenses. Revê ainda as críticas ao multiculturalismo de Bissoondath e Schlesinger, expondo a posição dos autores sobre nacionalismo ético. Finalmente admite: por mais obscura que possa ser a prioridade educacional dada à descoberta dos processos políticos, incluindo-se a própria escolarização, ela confere força e significância pessoal a importantes aspectos da identidade.

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Biografia do Autor

John Willinsky, University of British Columbia – Vancouver, Canadá

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Publicado

30-11-2002

Como Citar

Willinsky, J. (2002). Política educacional da identidade e do multiculturalismo. Cadernos De Pesquisa, (117), 29–52. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/542

Edição

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