Formação de professores: limites e desafios na educação superior

Autores

  • Antonio Germano Magalhães Júnior Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza (CE), Brasil
  • Mônica Duarte Cavaignac Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza (CE), Brasil

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação de Professores, Trabalho Docente

Resumo

Este artigo procura realizar uma reflexão acerca dos resultados de uma pesquisa financiada a partir de edital público, com o propósito de cartografar a formação, as práticas e os saberes dos professores dos cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu estudos bibliográficos, documentais e de campo que se constituíram em dissertações, teses e estágio pós-doutoral na área de formação de professores, os quais apontaram a insuficiência de formação pedagógica dos docentes, inclusive daqueles que formam professores, a precarização das relações e condições de trabalho na instituição de ensino investigada e a falta de recursos públicos para suprir as demandas profissionais e institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Germano Magalhães Júnior, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza (CE), Brasil

Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará – UECE, vinculado ao Curso de Graduação em História, ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE (Mestrado e Doutorado), ao Doutorado e ao Mestrado em Políticas Públicas, e ao Mestrado em Ensino na Saúde – CMEPES. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC e em História pela UECE. Mestre e Doutor em Educação pela UFC. Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Mônica Duarte Cavaignac, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza (CE), Brasil

Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Curso de Serviço Social e ao Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS). Graduada em Serviço Social pela UECE e em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Mestra em Educação e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutora em Educação pela UECE.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência na educação superior. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. Docência na Educação Superior. Brasília: Inep, 2006. p. 147-171. (Educação Superior em Debate, v. 5).

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.

DEMO, Pedro. Universidade, aprendizagem e avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999. (Ciências da Educação Século XXI, v. 2).

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução Francisco Pereira. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. (Fronteiras da Educação).

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 31-61. (Ciências da Educação).

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. Docência na educação superior. Brasília: Inep, 2006. p. 63-84. (Educação Superior em Debate, v. 5).

LIMA, Kátia. Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: PEREIRA, Larissa Dhamer; ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de (Org.). Serviço social e educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013. (Coletânea Nova de Serviço Social).

MACIEL, Alessandra de Oliveira. Cartografia da formação, saberes e práticas avaliativas de professores no curso de matemática. Texto de qualificação de projeto de dissertação (Mestrado) –Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

MIRANDA, Augusto Ridson de Araújo. Formação, saberes e práticas dos professores da área de ensino de história no curso de história da UECE em Fortaleza. 2016. 361 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

SANTOS, Maria Terla Silva Carneiro dos. Saberes, práticas e formação: uma cartografia dos professores da área de “História e Ensino” da FECLESC/ UECE. 2017. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

SILVA NETA, Maria de Lourdes da. O conhecimento avaliativo dos docentes dos cursos de pedagogia: cartografia dos saberes, práticas e formação. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VARELA, Sarah Bezerra Luna. Docência universitária em cursos de licenciatura: cartografias de percursos formativos, constituição de saberes e vivências de práticas pedagógicas. Texto de qualificação de projeto de tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza,

Downloads

Publicado

30-04-2021

Como Citar

Magalhães Júnior, A. G., & Cavaignac, M. D. (2021). Formação de professores: limites e desafios na educação superior. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 902–920. Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/5405

Edição

Seção

Artigos