O laboratório de matemática como espaço de formação de professores

Autores

  • Zaqueu Vieira Oliveira Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0001-5152-0899
  • Luzia Maya Kikuchi Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo (SP), Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores, Prática de Ensino, Matemática, Laboratórios

Resumo

O laboratório de Matemática é tido como um importante espaço de aprendizagem tanto dos estudantes do ensino básico quanto na formação inicial de professores. Além dos materiais e da área física que fornece, esse espaço constitui-se como um lugar capaz de suscitar a reflexão dos futuros docentes. Neste estudo exploratório, feito com os alunos da disciplina Metodologia de Ensino de Matemática da Universidade de São Paulo, verificamos a concepção inicial dos estudantes sobre tal disciplina e como o laboratório de Matemática os influenciou no processo de amadurecimento crítico em relação à sua atuação como professor. Por meio deste estudo, notamos que os momentos de produção e reflexão sobre as atividades, além da prática junto aos seus pares, foram cruciais para prepará-los para a sua futura profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zaqueu Vieira Oliveira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo (SP), Brasil

Possui doutorado em Educação Matemática pela UNESP (2015) com estágio de pesquisa na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2014), mestrado também em Educação Matemática pela UNESP (2011), graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pela USP (2009) e foi bolsista da FAPESP entre 2008 e 2015. Foi professor do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP (2015-2017), esteve no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017) para realização de estágio de pesquisa e atualmente é pós-doutorando na Faculdade de Educação da USP.

Luzia Maya Kikuchi, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo (SP), Brasil

Licenciada em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e atualmente é doutoranda em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Referências

ALENCAR, Eunice M. L. S. Criatividade e ensino. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 6, n. 1, p. 13-16, 1986.

ALVES, Zélia M. M. B.; SILVA, Maria Helena G. F. D. Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 2, p. 61-69, fev./jul. 1992.

ARAÚJO, Jussara L. Cálculo, tecnologias e modelagem matemática: as discussões dos alunos. 2002. 173 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002. Disponível em: <http://www.mat.ufmg.br/~jussara/tese/tese.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2017.

ARAÚJO, Valeria A. A. de. Modelos organizadores do pensamento e o seu desenvolvimento teórico--metodológico: estudos de psicologia e educação. 2013. 280 f. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/48/tde-17092013-102132/>. Acesso em: 16 maio 2018.

BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz M. Laboratórios de educação matemática. In: BITTAR, M.; FREITAS, J. L. M. (Ed.). Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande: Editora UFMS, 2005. p. 231-265.

BORBA, Marcelo C.; MENEGHETTI, Renata C. G.; HERMINI, Helba A. Estabelecendo critérios para avaliação do uso de modelagem em sala de aula: estudo de um caso em um curso de Ciências Biológicas. In: BORBA, Marcelo C.; FAINGUELEMT, Estela K.; GOTTLIEB, Franca C. (Org.). Calculadoras gráficas e educação matemática. Rio de Janeiro: Art Bureau, 1999. p. 95-113.

BROLEZZI, Antonio C. Criatividade e resolução de problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

CEDRO, Wellington L.; MOURA, Manoel O. Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem. Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 1, p. 37-56, jan./jun. 2007.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Creativity: flow and the psychology of discovery and invention. New York: Harper Collins Publishers, 1996.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Prefácio. In: BORBA, Marcelo C.; ARAÚJO, Jussara L. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 11-12.

EWBANK, William A. The mathematics laboratory; what? why? when? how? The Arithmetic Teacher, Reston, v. 18, n. 8, p. 559-564, dez. 1971.

FERREIRA, Denise Helena L. Criatividade, tecnologia e modelagem matemática na sala de aula. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 142-155, dez. 2016.

FLEITH, Denise S.; ALENCAR, Eunice M. L. S. Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. 1, p. 85-91, 2005.

FRANZONI, Giovana G.; PANOSSIAN, Maria Lucia. O laboratório de matemática como espaço de aprendizagem. In: MOURA, Manoel O. (Org.). O estágio na formação compartilhada do professor: retratos de uma experiência. São Paulo: FE/USP, 1999. p. 113-137. LOPES, Jairo de A.; ARAÚJO, Elizabeth A. O laboratório de ensino de matemática: implicações na formação de professores. Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 27, p. 57-69, jan./jun. 2007.

LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos. In: LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2009. p. 3-37.

MACHADO, Nilson José. Informática na escola: significado do computador no processo educacional. In: MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 231-257.

MARTINS, Vitor M. T. Da “sociedade da criação” à “escola da criação” ou de como é urgente a criatividade na nossa escola: breves notas. Millenium: Revista do ISPV, Viseu, Portugal, n. 29, p. 313-318, jun. 2004.

MASCHIETTO, Michela; TROUCHE, Luc. Mathematics learning and tools from theoretical, historical and practical points of view: the productive notion of mathematics laboratories. ZDM Mathematics Education, Berlim, v. 42, n. 1, p. 33-47, fev. 2010.

MISKULIN, Rosana G. S. As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório em educação matemática mediado pelas TICs na formação de professores. In: LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores

Associados, 2009. p. 153-178.

MORENO, Montserrat; SASTRE, Genoveva; BOVET, Magali; LEAL, Aurora. Conhecimento e mudança: os modelos organizadores na construção do conhecimento. Tradução Ana Venite Fuzzato. Campinas: Unicamp; São Paulo: Moderna, 2000.

NAKANO, Tatiana C.; WECHSLER, Solange M. O percurso da criatividade do ensino médio ao ensino superior. Boletim de Psicologia, v. 56, p. 205-220, 2007.

OLIVEIRA, Ana Maria N. Laboratório de ensino e aprendizagem em matemática: as razões de sua necessidade. 1983. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1983. Disponível em: <http://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/34911/D%20-%20ANA%20MARIA%20NAUIACK%20DE%20OLIVEIRA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 2 jan. 2018.

OLIVEIRA, Zélia M. F.; ALENCAR, Eunice Maria L. S. Criatividade na formação e atuação do professor do curso de Letras. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 11, n. 2, p. 223-237, jul./dez. 2007.

PASSOS, Carmen Lúcia B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2009. p. 77-92.

PASSOS, Carmen Lúcia B.; GAMA, Renata P.; COELHO, Maria Aparecida. Laboratório de ensino de matemática na atuação e na formação inicial do professor de matemática. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2007, Campinas. Anais... Campinas: ALB, 2007. p. 1-10.

PÁTARO, Cristina S. O. Sentimentos, emoções e projetos vitais da juventude: um estudo exploratório na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento. 2011. 232 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10062011-131732/pt-br.php>. Acesso em: 16 maio 2018.

RUNCO, Mark A. Problem finding, problem solving, and creativity. New Jersey: Ablex, 1994.

RODRIGUES, Fredy C. Laboratório de educação matemática: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores. 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_RodriguesFC_1.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2017.

TURRIONI, Ana Maria S. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. 2004. 163 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2004. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/ handle/11449/91124/turrioni_ans_me_rcla.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 22 dez. 2017.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Júpiter – Sistema de Graduação. Disciplina: MAT1513 –Laboratório de Matemática. São Paulo, 2006. Disponível em: <https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=MAT1513>. Acesso em: 22 dez. 2017.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Júpiter – Sistema de Graduação. Disciplina: EDM0427 –Metodologia do Ensino de Matemática I. São Paulo, 2010a. Disponível em: <https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=edm0427>. Acesso em: 26 set. 2017.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Júpiter – Sistema de Graduação. Disciplina: EDM0428 – Metodologia do Ensino de Matemática II. São Paulo, 2010b. Disponível em: <https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=EDM0428>. Acesso em: 26 set. 2017.

VALENTE, Wagner R. A prática de ensino de matemática e o impacto de um novo campo de pesquisa: a educação matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 179-196, nov. 2014.

Publicado

30-04-2021

Como Citar

Oliveira, Z. V., & Kikuchi, L. M. (2021). O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 802–829. Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/5239

Edição

Seção

Artigos