Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica

Autores

  • Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Professores, Salário, Educação Básica

Resumo

Partindo do conceito de “reconhecimento social” e da questão da formação de “senso de injustiça”, analisam-se políticas recentes relativas à carreira docente, por meio de documentos e ações emergentes em nível federal, estadual e municipal. A discussão de fundo é a valorização dos professores na realidade social e educacional do Brasil. Discutem-se planos de carreira e sua relação com a vida profissional dos docentes em estados e municípios e com a qualidade da educação. Conclui-se, por essas análises, que a questão do reconhecimento social desse profissional ainda sofre com os problemas evidenciados, o que explica o crescente senso de injustiça que percorre a categoria. Verifica-se, no entanto, que há um movimento nas diferentes esferas da gestão pública da educação no sentido de se preocupar com os planos de carreira do magistério, embora esse movimento ainda não tenha abrangência total e não tenha mostrado ainda impactos efetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardete A. Gatti, Fundação Carlos Chagas

Downloads

Publicado

30-04-2012

Como Citar

Gatti, B. A. (2012). Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica. Cadernos De Pesquisa, 42(145), 88–111. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/49

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.