Alteridade, ação e educação em Hannah Arendt

Autores

  • Angelo Vitório Cenci Universidade de Passo Fundo – UPF –, Passo Fundo (RS), Brasil
  • Edison Alencar Casagranda Universidade de Passo Fundo – UPF –, Passo Fundo (RS), Brasil

Palavras-chave:

Alteridade, Ação, Educação, Arendt, Hannah

Resumo

O tema da alteridade pode ser lido em Hannah Arendt em um duplo movimento. O primeiro, com base em Eichmann em Jerusalém, concerne à negação do outro como incapacidade de se colocar no seu lugar e como sua supressão mediante a anulação de sua singularidade. O segundo, tomando por referências principais A condiçao humana e O que é política?, explora as condições para a alteridade, e o faz focando nos pressupostos da ação – mundo e pluralidade – e nos seus poderes – initium, revelaçao e energeia. Tais condições remetem ao amor mundi e à responsabilidade vinculada a ele como condição educativa (formação) para o outro poder vir a ser efetivamente outro.

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Publicado

21-03-2018

Como Citar

Cenci, A. V., & Casagranda, E. A. (2018). Alteridade, ação e educação em Hannah Arendt. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 172–191. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4664

Edição

Seção

Tema em Destaque - Alteridade e Educação