Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina

Autores

  • Sandra Fátima Pereira Tosta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Weslei Lopes Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; Universidade de Itaúna – UIT –, Itaúna, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

Etnografia, Escolas, Brasil, Argentina

Resumo

Este texto parte de uma pesquisa que teve como objetivos analisar o referencial teórico-metodológico proposto pelo Grupo de Pesquisa do Departamento de Investigaciones Educativas do Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional – DIE-Cinvestav-IPN – do México e sua apropriação por pesquisadores de programas de pós-graduação no Brasil e na Argentina, a partir dos anos 1980. Sua justificativa está na alta recepção que a proposta do DIE alcançou na América Latina, particularmente nos referidos países, sendo uma outra leitura possível da escola em suas dinâmicas cotidianas e na relação com a sociedade, em contraposição às pesquisas orientadas pelas “teorias da reprodução”. Trata-se de uma pesquisa em perspectiva comparada, do tipo documental, na qual buscou-se demarcar o estado do conhecimento da pesquisa educacional na interface com a História e a Antropologia no Brasil e na Argentina.

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Biografia do Autor

Sandra Fátima Pereira Tosta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade de São Paulo (1997). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde atua como docente e pesquisadora nas áreas de Antropologia Urbana, Comunicação e Educação. Pesquisa e publica sobre os seguintes temas: Culturas e Educação, Mídias e Sociabilidades contemporâneas; Adolescência e Juventude (Identidade, Gênero, Etnia e Corpo). Coordenou a pesquisa "Vida de professor e Violência na escola particular em MG" e a pesquisa: Etnografia para a América Latina: um outro olhar sobre a Escola no Brasil e na Argentina; Coordenadora do Grupo de Pesquisas- EDUC- Educação e Culturas; e Organizadora da Coleção Cultura, Mídia e Escola, da Editora Autêntica. Atualmente coordena os projetos de pesquisa: CULTURAS URBANAS: Georreferenciamento e Análise Cultural de Grupos Juvenis em sua relação com a Escola e com a cidade de Belo Horizonte/MG (CNPq); Diálogos nas Fronteiras: A Educação como objeto de investigação na Antropologia Brasileira (Fapemig) e Jovem e consumo cultural em tempos de convergência midiática e as relações com a escola. É associada da ABA- Associação Brasileira de Antropologia; da INTERCOM- Sociedade Brasileira de Ciências da Comunicação e da ANPED- Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Educação.

Weslei Lopes Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas –, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil; Universidade de Itaúna – UIT –, Itaúna, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Letras pela Universidade de Itaúna (1999), Especialista em Língua Espanhola (2002), Mestre em Educação (2006) e Doutor em Ciências Sociais (2014) e Pós-doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Antropologia e de Educação, Antropologia urbana, com pesquisas relacionadas principalmente aos seguintes eixos temáticos: corpo, gênero, identidade, educação, etnografia, ciberespaço,prostituição e strip-tease virtual.

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

Tosta, S. F. P., & Silva, W. L. (2017). Brasil/Argentina: apontamentos sobre uma etnografia para a escola na América Latina. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1346–1371. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4652

Edição

Seção

Artigos