Um olhar psicossocial para a educação

Autores

  • Maria de Fátima Barbosa Abdalla Universidade Católica de Santos – UniSantos –, Santos, São Paulo, Brasil
  • Lúcia Villas Bôas Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo – Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Psicologia Social, Epistemologia, Educação, Mudança Social

Resumo

Os estudos de Bourdieu e Moscovici, ao permitirem discutir a dimensão simbólica dos fenômenos sociais a partir de uma perspectiva crítica e desestabilizadora, têm muito a contribuir para a compreensão das atuais problemáticas educacionais. Assim, este texto objetiva estabelecer um diálogo entre esses autores, para pensar o campo educacional a partir de uma perspectiva psicossocial. Parte-se, então, de três eixos. O primeiro refere-se à discussão do olhar psicossocial enquanto postura epistemológica, tecendo reflexões sobre uma leitura ternária dos fatos e das relações sociais. O segundo destaca a educação como prática social, considerando suas finalidades e seu espaço social. E o terceiro aborda a relação entre a educação e mudança social. Recuperam-se, assim, noções bourdiesianas e moscovicianas, que contribuem para ressignificar, a partir do olhar psicossocial, as práticas educativas.

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Publicado

21-03-2018

Como Citar

Abdalla, M. de F. B., & Villas Bôas, L. (2018). Um olhar psicossocial para a educação. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 14–41. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4277

Edição

Seção

Tema em Destaque - Repensando o social: diálogos com Pierre Bourdieu e Serge Moscovici