Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências

Autores

  • Isabel Marília Borges Fernandes Universidade de Valladolid – Faculdad de Educación y Trabajo Social – Universidad de Valladolid, España
  • Delmina Maria Pires Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal
  • Jaime Delgado-Iglesias Facultad de Educación y Trabajo Social da Universidad de Valladolid, Valladolid, España

Palavras-chave:

Educação Básica, Currículo, Educação Científica, Ciências Naturais

Resumo

A abordagem ciência-tecnologia-sociedade-ambiente vem se impondo como uma das recomendações para o ensino das ciências mais fundamentadas pela investigação em didática, tornando-se necessário que esteja presente nos Documentos Oficiais Curriculares. Assim, construiu-se e aplicou-se um instrumento de análise para perceber se as orientações curriculares da educação básica são consentâneas com a perspetiva de ensino ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. A análise qualitativa realizada mostra que a referida abordagem está integrada nos documentos curriculares, ainda que fosse desejável um enfoque mais significativo. Esses documentos ainda valorizam pouco os aspetos relacionados com a natureza da ciência, nomeadamente as relações recíprocas ciência-tecnologia-sociedade-ambiente.

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Biografia do Autor

Isabel Marília Borges Fernandes, Universidade de Valladolid – Faculdad de Educación y Trabajo Social – Universidad de Valladolid, España

Doutoramento internacional em Investigação em Didática das Ciências Sociais, Experimentais e Matemáticas, pela Universidade de Valladolid – Faculdad de Educación y Trabajo Social – Universidad de Valladolid, España.

 Já fui professora no Departamento de Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (isabel.fernandes@ipb.pt;);

Delmina Maria Pires, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Bragança, Portugal

Professora adjunta, Departamento de Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (piresd@ipb.pt).

Doutoramento em Educação, especialidade em Ensino das Ciências, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

Jaime Delgado-Iglesias, Facultad de Educación y Trabajo Social da Universidad de Valladolid, Valladolid, España

Profesor Contratado Doutor, Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales, Sociales y de la Matemática, Facultad de Educación y Trabajo Social - Universidad de Valladolid, España (jdelgado@dce.uva.es).

Doutoramento em Ciências, pela Universidade de Salamanca.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Fernandes, I. M. B., Pires, D. M., & Delgado-Iglesias, J. (2017). Ciência-tecnologia-sociedade-ambiente nos documentos curriculares portugueses de ciências. Cadernos De Pesquisa, 47(165), 998–1015. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4260

Edição

Seção

Artigos