Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México

Autores

  • Nora Rut Krawczyk Universidade Estadual de Campinas
  • Vera Lúcia Vieira PUC - SP

Palavras-chave:

Sistema de Educação, Reforma do Ensino, Argentina, Brasil, Chile, México

Resumo

O estudo focaliza a reconfiguração da gestão educacional a partir da nova lógica de regulação social e do novo papel do Estado, à luz da historicidade dos países estudados (Argentina, Brasil, Chile e México), examinando os fatores culturais que interferiram na dinâmica da reforma educacional da década de 90. Aspectos que evidenciam a homogeneidade e a heterogeneidade dessa reforma na região, bem como as especificidades nacionais que intervieram em sua concretização, são destacados. Afirma que a historicidade que caracteriza a realidade educacional tem sofrido, no México, o que poderíamos denominar "ruptura conservadora"; no Chile, "continuidade conservadora"; no Brasil, "renovação conservadora"; e, na Argentina, "ruptura interrompida". Recupera algumas conclusões alcançadas por meio da análise de 186 textos de caráter acadêmico sobre os impactos, nos países estudados, da reforma educacional da década.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nora Rut Krawczyk, Universidade Estadual de Campinas

Vera Lúcia Vieira, PUC - SP

Downloads

Publicado

30-12-2006

Como Citar

Krawczyk, N. R., & Vieira, V. L. (2006). Homogeneidade e heterogeneidade nos sistemas educacionais: Argentina, Brasil, Chile e México. Cadernos De Pesquisa, 36(129), 673–704. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/393

Edição

Seção

Outros Temas