Políticas integradas de educação e cuidado infantil: desafios, armadilhas e possibilidades

Autores

  • Lenira Haddad Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cuidados com as Crianças, Políticas Públicas, Pesquisa Educacional

Resumo

Este artigo é uma síntese de pesquisa realizada no âmbito da OCDE e da Unesco em 2001 sobre o desenvolvimento e implementação de serviços integrados ou coordenados de educação e cuidado infantil em uma perspectiva sistêmica, sublinhando aspectos pertinentes a países desenvolvidos e em desenvolvimento. O tema central da discussão é a proposta de um novo modelo de sistema integrado, em que a responsabilidade pela educação e cuidado infantil deixa de ser exclusiva da família para ser compartilhada por toda a sociedade. Essa mudança de paradigma pressupõe a legitimação da socialização infantil extrafamiliar, tornando a educação da criança pequena uma questão ao mesmo tempo pública e privada. A pesquisa aponta as implicações desse modelo para o desenvolvimento de políticas e práticas e identifica tendências convergentes e divergentes entre os países analisados, assim como os principais desafios e armadilhas que se apresentam no caminho rumo a uma política de integração consistente e coerente.

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Biografia do Autor

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas

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Publicado

30-12-2006

Como Citar

Haddad, L. (2006). Políticas integradas de educação e cuidado infantil: desafios, armadilhas e possibilidades. Cadernos De Pesquisa, 36(129), 519–546. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/387

Edição

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