A beleza das meninas nas “dicas da Barbie”

Autores

  • Ivana Guilherme Simili Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringa (UEM), Maringá, Paraná, Brasil
  • Michely Calciolari Souza Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Palavras-chave:

Educação, Meninas, Barbie, Beleza

Resumo

A noção de beleza na infância e as práticas de embelezamento direcionadas às meninas foram analisadas a partir das dicas da Barbie, veiculadas no livro de Fabiane Ariello (2007). Nas orientações da boneca, encontramos materiais escritos e visuais que permitiram dimensionar as produções de significados para o que é ser bela e como tornar-se bela. Nelas, vislumbramos os trânsitos entre as condutas de cuidados estéticos e o consumo de bens e produtos da moda, em específico de serviços relacionados às aparências e de artefatos/objetos da indústria cosmética. Tais artefatos indicam um padrão de beleza que interfere na construção da identidade de gênero e na educação das meninas no período da infância. 

 

 

 

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Biografia do Autor

Ivana Guilherme Simili, Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringa (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Professora de Metodologia da Pesquisa e docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringa (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Michely Calciolari Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

Simili, I. G., & Souza, M. C. (2015). A beleza das meninas nas “dicas da Barbie”. Cadernos De Pesquisa, 45(155), 200–217. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2878

Edição

Seção

Artigos