Políticas de educação infantil e avaliação

Autores

  • Fúlvia Rosemberg Fundação Carlos Cahagas

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Educação Infantil, Políticas Públicas, Ética

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar e discutir tensões no debate contemporâneo sobre avaliação na/da educação infantil brasileira, a partir da distinção entre política de avaliação na/da educação infantil e avaliação da política de educação infantil. O texto argumenta que se está iniciando o processo de construção do problema social “avaliação” na arena de negociações da política de educação infantil, daí embates em torno de posições bipolares nos modelos de avaliação propugnados e criticados. Ressalta a importância de cuidados éticos e da explicitação de posições políticas nas pesquisas avaliativas em educação infantil e alerta para o perigo de transpor para a educação infantil modelos hegemônicos adotados no Brasil para outras etapas de ensino.

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Biografia do Autor

Fúlvia Rosemberg, Fundação Carlos Cahagas

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Publicado

30-04-2013

Como Citar

Rosemberg, F. (2013). Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos De Pesquisa, 43(148), 44–75. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/249

Edição

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