Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional

Autores

  • Françoise Lantheaume

Palavras-chave:

Professores, Trabalho, Sociologia, Profissionalização

Resumo

Os professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-08-2012

Como Citar

Lantheaume, F. (2012). Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 368–387. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/23

Edição

Seção

Tema em Destaque