Alfabetização: um problema interdisciplinar

Autores

  • Ana Maria Poppovic

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Psicologia, Pedagogia, Alfabetização

Resumo

A publicação destes CADERNOS DE PESQUISA é uma das atividades do Departamento de Pesquisas Educacionais, recentemente instalado pela fundação Carlos Chagas. Em funcionamento deste agosto último, essa nova unidade desenvolverá, com maior amplitude, os trabalhos de pesquisa no campo de educação que já vinham sendo realizados em decorrência, ou complementarmente, as atividades de seleção de recursos humanos em que se empenham a Fundação Carlos Chagas. A disponibilidade de recursos especialmente destinados a pesquisa educacional permitiu constituir uma equipe de pessoas de alta qualificação profissional e estabelecer a infra-estrutura adequada ao desenvolvimento de uma série de projetos de grande interesse dentro da atualidade da educação no país. A diversificação de especializações dos membros dessa equipe proporciona a oportunidade de um trabalho de cooperação interdisciplinar, do maior interesse nesse campo. O trabalho publicado neste número é colaboração de uma das pesquisadoras que integram a equipe do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. A Dra. Ana Maria Poppovic, com grande oportunidade para os objetivos destes CADERNOS, discute, neste artigo, a questão da necessidade de colaboração entre psicólogos e pedagogos para o enfoque e a analise dos problemas de educação, fundamentando seu ponto de vista com uma pesquisa a respeito das relações entre o processo de alfabetização de crianças e sua maturidade e inteligência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Poppovic

Downloads

Publicado

30-11-1971

Como Citar

Poppovic, A. M. (1971). Alfabetização: um problema interdisciplinar. Cadernos De Pesquisa, (2), 1–48. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1796

Edição

Seção

Cadernos de Pesquisa