Propostas educacionais das instituições de menores carentes no estado de São Paulo.

Autores

  • Walter E. Garcia

Palavras-chave:

Crianças, Pobreza, São Paulo, Instituições sociais, Orientação educacional, Marginalização, Meio social.

Resumo

Baseado em sua experiência de trabalho na FEBEM - Fundação Estadual de Bem Estar do Menor, o autor descreve e analisa as principais características da orientação pedagógica predominante nas instituições assistenciais que atendem o menor carente. Isolando o menor de seu ambiente, de forma anão levar em consideração o contexto social que produz sua marginalização, educando-o em função de ideais ultrapassados, não lhe fornecendo o tipo de profissionalização desejado, essas instituições acabam colocando em prática uma educação repressiva e estigmatizadora. O artigo termina sugerindo algumas diretrizes que deveriam ser adotadas na área de atendimento ao menor.

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Biografia do Autor

Walter E. Garcia

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Publicado

27-08-2013

Como Citar

Garcia, W. E. (2013). Propostas educacionais das instituições de menores carentes no estado de São Paulo. Cadernos De Pesquisa, (31), 81–85. Recuperado de http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1669

Edição

Seção

Artigos