Uma leitura dos usos dos indicadores da qualidade na educação.

Autores

  • Vanda Mendes Ribeiro Universidade de São Paulo - USP/SP
  • Joana Borges Buarque de Gusmão Universidade de São Paulo - USP/SP

Palavras-chave:

Qualidade do Ensino, Políticas Educacionais, Avaliação da Educação, Escola

Resumo

O texto analisa os dados obtidos por estudo sobre o uso dos Indicadores da Qualidade na Educação − Indique −, instrumento participativo de autoavaliação voltado para escolas. O estudo teve como objetivo buscar informações sobre as formas de utilização do material, seus limites e resultados, e consistiu na realização de entrevistas e grupos focais com técnicos de Secretarias de Educação, diretores, professores, funcionários, alunos e familiares. A análise, realizada à luz dos padrões de qualidade de processos avaliativos e dos desafios contemporâneos para a avaliação propostos por especialistas, mostrou que o uso do Indique cumpre o critério de utilidade e pode manter um nível aceitável de precisão, conseguindo assim envolver stakeholders em processos de mudanças. A avaliação e as ações por ela desencadeadas ocorrem dentro de campos de tensão relacionados a modelos de avaliação, compartilhamento de saberes dominados pelos professores (sobretudo os de caráter pedagógico) e resistências à participação, dentre outros. O Indique é considerado simples e factível pela maior parte dos entrevistados. Contudo, tal factibilidade tem limites: esbarra na dependência das escolas em relação aos órgãos dirigentes e mesmo das Secretarias de Educação em relação a instâncias externas que estimulem seu uso.

Biografia do Autor

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade de São Paulo - USP/SP

Joana Borges Buarque de Gusmão, Universidade de São Paulo - USP/SP

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Publicado

11-06-2013

Edição

Seção

Outros Temas