Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile

Autores

  • Johanna Filp
  • Sebastian Donoso
  • Cecilia Cardemil
  • Ernesto Schiefelbein
  • Eleanor Diéguez
  • Jaime Torres

Palavras-chave:

Educação pré-escolar, Rendimento escolar, Chile, Condições sócio-econômicas

Resumo

O objetivo do trabalho foi determinar se existe relação entre o rendimento no primeiro ano básico e a freqüência anterior a jardins de infância, em diferentes estratos sócio-econômicos. Realizou-se um estudo de acompanhamento de 499 alunos de nível pré-escolar (o ano prévio ao ingresso ao primário). Consideraram-se crianças de três estratos sócio-econômicos: baixo (urbano e rural), médio-baixo e médio-médio. Todos freqüentavam estabelecimentos pré-escolares e primários gratuitos na região metropolitana do Chile. Os resultados mostraram que, com exceção das crianças de setores sociais médios.

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Biografia do Autor

Johanna Filp

Sebastian Donoso

Cecilia Cardemil

Ernesto Schiefelbein

Eleanor Diéguez

Jaime Torres

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Publicado

31-05-1984

Como Citar

Filp, J., Donoso, S., Cardemil, C., Schiefelbein, E., Diéguez, E., & Torres, J. (1984). Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile. Cadernos De Pesquisa, (49), 15–25. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1423

Edição

Seção

Artigos