Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile.

Autores

  • Johanna Filp
  • Sebastian Donoso
  • Cecilia Cardemil
  • Ernesto Schiefelbein
  • Eleanor Diéguez
  • Jaime Torres

Palavras-chave:

Educação pré-escolar, Rendimento escolar, Chile, Condições sócio-econômicas

Resumo

O objetivo do trabalho foi determinar se existe relação entre o rendimento no primeiro ano básico e a freqüência anterior a jardins de infância, em diferentes estratos sócio-econômicos. Realizou-se um estudo de acompanhamento de 499 alunos de nível pré-escolar (o ano prévio ao ingresso ao primário). Consideraram-se crianças de três estratos sócio-econômicos: baixo (urbano e rural), médio-baixo e médio-médio. Todos freqüentavam estabelecimentos pré-escolares e primários gratuitos na região metropolitana do Chile. Os resultados mostraram que, com exceção das crianças de setores sociais médios.

Biografia do Autor

Johanna Filp

Sebastian Donoso

Cecilia Cardemil

Ernesto Schiefelbein

Eleanor Diéguez

Jaime Torres

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Publicado

16-08-2013

Edição

Seção

Artigos