Rede de significações: perspectiva para análise da inserção de bebês na creche

Autores

  • Katia de Souza Amorim Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil – CINDEDI
  • Telma Vitoria Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil – CINDEDI
  • Maria Clotilde Rossetti-Ferreira Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil – CINDEDI

Palavras-chave:

Bebês, Creches, Desenvolvimento Infantil, Famílias, Mães

Resumo

A inserção de bebês em creche envolve familiares, crianças e educadoras em um complexo processo de integração, particularmente em nossa cultura, em que a educação coletiva de bebês é fenômeno recente. As representações sociais e a literatura científica reforçam a noção de que idealmente bebês devem ser cuidados em casa, pela mãe. Assim, freqüentemente, essa se sente culpada por ter que compartilhar os cuidados do(s) filho(s). O período inicial do bebê em uma creche, portanto, implica a emergência de novos significados que são atribuídos e assumidos, confrontados e negociados nas interações estabelecidas pelos participantes. Uma perspectiva teórico-metodológica foi desenvolvida para analisar esse processo, baseado em um projeto de pesquisa que acompanhou a inserção de 26 bebês (5-18 meses de idade) em uma creche. Registrou-se a situação a partir de gravações em vídeo, fichas de observação e entrevistas. A perspectiva referida destaca três personagens centrais: mãe, criança e educadora, em seus mútuos relacionamentos, os quais criam vários campos interconectados. O campo mãe-criança está inserido, principalmente, no cenário da família. Os outros dois, educadora-criança e mãe-educadora, no cenário da creche. Ambos os cenários estão impregnados por uma matriz socioistórica ampla, criada por complexo sistema cultural, econômico e político. Os vários elementos formam uma rede de significações semióticas, que continuamente se transforma e estrutura/desestrutura o desenvolvimento humano.

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Publicado

31-03-2000

Como Citar

Amorim, K. de S., Vitoria, T., & Rossetti-Ferreira, M. C. (2000). Rede de significações: perspectiva para análise da inserção de bebês na creche. Cadernos De Pesquisa, (109), 115–144. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/657

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