Representação de meninas e meninos em imagens de brinquedos: o começo da mudança?

Autores

  • Myriam Alvariñas-Villaverde Universidade de Vigo, Pontevedra, Espanha
  • Cristina López-Villar Universidade da Coruña, Coruña, Espanha

Palavras-chave:

Publicidade, Infância, Estereótipos, Brinquedos

Resumo

Este trabalho estuda as imagens em catálogos de brinquedos infantis, observando as diferenças de representação de meninas e meninas em função do produto. A mostra é de 2.223 imagens correspondentes aos períodos natalinos de 2012 e 2015. A transmissão de estereótipos continua vigente. No entanto, em algumas categorias de brinquedos considerados classicamente como masculinos ou femininos, são observadas mudanças interessantes, mostrando que sua representação já não é tão exclusiva. Verifica-se também um importante aumento de imagens mistas, nas quais meninas e meninos compartilham atividades. Nesse sentido, a variação mais evidente ocorre na categoria das tarefas domésticas. Entretanto, ressalta-se que esse tipo de mensagens deve ir além da exposição de imagens mistas.

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Biografia do Autor

Myriam Alvariñas-Villaverde, Universidade de Vigo, Pontevedra, Espanha

13 años como docente en la Universidad de Vigo. Departamento de Didácticas Especiales

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Publicado

21-03-2018

Como Citar

Alvariñas-Villaverde, M., & López-Villar, C. (2018). Representação de meninas e meninos em imagens de brinquedos: o começo da mudança?. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 310–329. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4639

Edição

Seção

Artigos